Tipos de armazenagem: medicamentos e alimentos resfriados | Blog Whatsapp

Tipos de armazenagem: medicamentos e alimentos resfriados

Tipos de armazenagem: medicamentos e alimentos resfriados

Há inúmeros produtos que precisam contar com um tipo de armazenagem diferenciada para que a qualidade de conservação não seja comprometida. Dentre eles estão os medicamentos e os alimentos resfriados, que precisam de um serviço de logística profissionalizado mesmo antes de chegarem aos locais de estoque, ou seja, regras de segurança são aplicadas desde a sua produção (confecção), transporte, distribuição até o armazenamento.

Vamos destacar aqui alguns detalhes sobre a conservação desses produtos, mostrando a importância de poder contar com profissionais preparados para trabalhar com o tipo de exigência requerida.

No caso dos medicamentos:

- Boa parte é sensível à luz. Não se deve alterar a embalagem original, normalmente testada para proteger o produto. Na armazenagem, a luz direta incidindo sobre eles deve ser evitada.

- Um cuidado especial deve ser tomado para evitar a umidade. Eles devem ser mantidos em local seco, em prateleiras afastadas da parede.

- A temperatura ambiente deve ser inferior à 25?C, pois o calor ajuda a deteriorar o produto. Alguns deles têm a temperatura de conservação estipulada na embalagem.

- A limpeza deve ser efetuada periodicamente, evitando o acúmulo de pó e mofo.

- O local deve ser isolado de outros produtos como cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria.

- O local de armazenagem deve ser livre de pragas como insetos, roedores e aves.

Quanto aos alimentos refrigerados:

- Eles estão sujeitos a contaminação de uma forma bastante elevada e, se consumidos assim, podem gerar Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA)

- Deve haver um controle rigoroso de temperatura, ventilação, rotatividade de estoque e limpeza.

- Descontrole de temperatura pode causar descoloração interna do produto, morte de tecidos e comprometimento de sabor.

- Produtos perecíveis (derivados de leite, carnes, peixes e aves) devem ser estocados no refrigerador. A temperatura deve ser abaixo de 4?C.

- A técnica para a armazenagem deve seguir à risca as normas de manipulação, exposição e distribuição, bem como, as regras de higiene ambiental, conservação de equipamentos e tempo de armazenagem.

- Quando conservados congelados, à 0?C ou menos, devem ser seguidas as regras recomendadas pelos fabricantes.

A recomendação para qualquer tipo de armazenagem de produtos que exijam cuidados extras é que sejam contratadas apenas empresas de logística com capacidade de atender às normas obrigatórias.

Na Termoprol Zanotti temos tradição em trabalhos de sucesso nesses segmentos. Confira nossos produtos 

Fonte: BPLog

Nós
queremos
ouvir você

Nós queremos ouvir você
Ligue para
ENVIAR