O Brasil é um país de oportunidades!
Confiança nas próprias potencialidades!
Certeza no trabalho sério e honesto!
Buscar o melhor para o coletivo, sem egoísmo!
Certeza na justiça divina!
Foi com essas premissas que a 43 anos atrás fundamos a TERMOPROL.
Minha esposa e eu iniciamos em abril de 1982 uma caminhada incerta, mas cheia de esperança, na área de prestação de serviços, onde eu tinha uma boa experiência, advindo da área de manutenção de grandes empresas.
Aplicamos meu conhecimento técnico e buscamos novas práticas na área comercial, como orçamentos executados em computador; uma novidade para a época, por ser mais ágil e rápido.
Evoluímos para manutenção de grandes empresas e órgãos públicos em todo estado do Rio Grande do Sul.
Além disso, buscamos caminhos com menos concorrentes; nos especializamos em áreas frigoríficas não exploradas, como tecnologia de ultra baixa temperatura, em empresas como Bayer, Aeroeletrônica e Embraer.
Procuramos sempre estar um passo adiante, tanto técnica, como comercialmente.
Em determinado momento decidimos por ter um produto e uma marca própria no mercado. Quando em viagem à Itália nos deparamos com a ideia do monobloco frigorífico, ou plug-in.
Desenvolvemos então uma solução para a grande dificuldade de aplicação dos equipamentos já existentes, que era o degelo ineficiente.
Patenteamos o sistema de degelo por gás quente com ciclo reverso com válvula reversora de 4 vias, que foi um sucesso que alavancou a Termoprol como uma empresa de soluções no mercado.
Até hoje os equipamentos Termoprol são fabricados com este tipo de dispositivo, que além de eficiente economiza muita energia.
Por evoluir consistentemente no mercado, em 2004 a Termoprol provocou a atenção da Zanotti Italiana, que buscava uma inserção no mercado brasileiro.
Em janeiro de 2007 houve a associação com o grupo Italiano, o que projetou o nome da Termoprol de maneira firme e dinâmica no mercado nacional, agora com uma gama de equipamentos significativamente maior em relação ao portfólio anterior, baseado em monoblocos de pequena e média capacidade.
Em 2011 houve uma expressiva expansão, notadamente em direção ao Nordeste e Sudeste Brasileiro, especialmente em São Paulo.
Continuamos a parceria com o grupo Zanotti até 2016, quando o mesmo foi adquirido pela Daikin Japonesa; quando a Termoprol considerou não ser atraente a continuidade com o grupo Zanotti, agora sob outra administração.
Porém, continuamos com a associação da Holding que era proprietária da Zanotti, agora com a empresa Nova Frigo, que trabalha especialmente com fluidos naturais.
Desta forma, em 2025 já estamos desenvolvendo obras com fluidos naturais como CO2, bem como estamos inseridos no universo de obras de grande porte, com a utilização de chillers.
A Termoprol tem crescido constantemente e hoje estamos sediados em Cachoeirinha, depois de passar 12 anos na rua da Várzea em Porto Alegre. Tal mudança se deveu ao fato de o pavilhão que nos encontrávamos ter ficado pequeno para a produção da Termoprol, o que tem demonstrado o contínuo crescimento da empresa.
Expandimos nosso quadro comercial com funcionário atendendo todas as regiões do Brasil, bem como desenvolvemos representantes para maior abrangência e participação no mercado.
Assim como a 43 anos atrás, continuamos a acreditar que o Brasil é uma Nação de oportunidades e também estamos alçando novos voos, com participação em diversos países da América Latina.