Os desafios da produção de sorvete | Blog Whatsapp

Os desafios da produção de sorvete

O sorvete é uma das sobremesas mais populares e fáceis de se encontrar nas ruas, shoppings, supermercados e afins. Porém, poucas pessoas sabem sobre  a complexidade do processo de sua produção. São necessárias diversas técnicas para a cremosidade, textura e aroma ideais, mas tudo isso depende das temperaturas as quais a sobremesa é exposta.

São diversos processos na fabricação do sorvete. Após a receita estar pronta com todos os ingredientes, diversas mudanças de temperatura são exigidas. A etapa inicial é a pasteurização, em que a mistura é aquecida a, aproximadamente, 70 °C. Após o procedimento, é necessária a homogeneização, em que a temperatura deve ser de 60 °C, para tornar a uniformizar a receita. Depois das fases de altas temperaturas, vem o resfriamento, a 4 °C. Na maturação, a etapa seguinte, o sorvete é resfriado por quatro horas para garantir boa consistência ao produto.

A etapa de congelamento é feita em duas fases e o sorvete chega a ela em torno de -5°C. Na primeira, o líquido é congelado rapidamente, com agitamento contínuo. A fase seguinte consiste em continuar o processo de tornar a consistência mais solida, para conservá-lo. Os equipamentos adequados para este estágio são os monoblocos, unidades condensadoras e racks multicompressores. A linha possui diversos produtos com compressores do tipo parafuso, duplo estágio, sistemas em Booster e CO2. Além da complexidade nos processos da produção de sorvetes, o bom mantimento do produto deve-se a condições adequadas e temperatura constante. A linha de Monoblocos e unidades condensadoras são ótimas opções para um bom desempenho dessa função, garantindo segurança e qualidade.

O transporte entre a fábrica e o ponto de venda igualmente exige cuidado rigoroso. Caso contrário, a má conservação de sorvetes pode causar arenosidade, cristais de gelo e outras alterações que podem resultar na perda da carga. No transporte dos produtos, é importante uma máquina de refrigeração móvel de qualidade como nossas linhas un0°, Zer0°  e a SFZ. Para os processos de produção, transporte e armazenamento de sorvetes, são essenciais bons equipamentos de refrigeração. É fundamental a refrigeração estacionária na fábrica com equipamentos que possuam tecnologia para preservar as temperaturas exigidas.

Para manter a boa qualidade de sorvetes, todas as fases devem ser executadas de maneira meticulosa. Alterações de temperatura podem provocar importantes mudanças no resultado e, por isso, deve-se manter o produto no congelador em até -18 °C, também após sua compra.

A Termoprol se dedica incessantemente a qualidade e segurança nos produtos. Faça seu orçamento no site //www.termoprol.com.br/orcamento

Nós
queremos
ouvir você

Nós queremos ouvir você
Ligue para
ENVIAR