Como a refrigeração industrial pode melhorar a segurança alimentar? | Blog Whatsapp

Como a refrigeração industrial pode melhorar a segurança alimentar?

Muito se fala sobre a importância da segurança dos alimentos para consumo, já que pode ser um fator importante para satisfazer as necessidades nutricionais necessárias. 

Desta forma, existem diversas causas para que a segurança alimentar seja afetada, como por exemplo, mudanças climáticas, poluição, escassez de água, refrigeração inadequada no processo de armazenamento, entre outros. 

Assim, para entender mais como o armazenamento correto e a refrigeração estão diretamente ligados em alimentos de qualidade, preparamos um artigo para explicar como isso acontece. 

Acompanhe o texto! 


Refrigeração industrial adequada para garantir a segurança alimentar. 


A refrigeração industrial desempenha um papel crucial na preservação das propriedades dos alimentos. A temperatura ideal é uma das condições mais importantes para garantir o melhor de cada alimento sem que ele se deteriore. 

Além disso, ela melhora a segurança porque ajuda a prevenir o crescimento de microrganismos, como bactérias, leveduras e fungos, que podem se proliferar rapidamente em temperaturas mornas e podem causar intoxicação alimentar.
 
A questão é que a maioria dos alimentos em que consumimos são perecíveis, como: 

Peixes, camarão, frango, carnes frescas; 
Frutas;
Legumes;
Verduras;
Ovos, laticínios, leite;
Itens sem conservantes artificiais.


Desta forma, independentemente do método de refrigeração utilizado, é importante ressaltar que com ela se descarta o risco à saúde. 
Vamos conferir mais 3 benefícios da refrigeração industrial na segurança alimentar: 


1.Ajuda a conservar nutrientes: Alguns nutrientes são sensíveis ao calor e à luz, e podem ser perdidos durante o processamento e armazenamento de alimentos. A refrigeração industrial pode ajudar a manter a temperatura e a umidade ideais para preservar os nutrientes dos alimentos.

2.Melhora a eficiência dos processos de produção alimentar: É de extrema importância em indústrias alimentícias que requerem o controle da temperatura durante o processo, como a indústria de laticínios, por exemplo. 

3. Reduz os desperdícios: Permite a conservação de alimentos por um período maior, o que reduz o desperdício. 

Leia também: A importância das câmaras frigoríficas para a logística de alimentos. 

Conte com a Termoprol!


Com isso, entendemos que a refrigeração industrial é um componente importante na melhoria da segurança alimentar. Ela pode influenciar em diversas condições, tornando assim, fundamental que as indústrias garantam que seus sistemas de refrigeração sejam de alta performance e que atendam aos padrões para garantir a melhor comida que chega à mesa do consumidor. 


A Termoprol é uma empresa especializada em soluções de refrigeração, desempenhando um papel importante nesse contexto, pois oferece equipamentos e serviços que auxiliam na manutenção da qualidade e da segurança dos alimentos.

Saiba mais sobre os nossos equipamentos voltados para esse segmento, clicando aqui!

Nós
queremos
ouvir você

Nós queremos ouvir você
Ligue para
ENVIAR