A importância das câmara frigoríficas para a logística de alimentos | Blog Whatsapp

A importância das câmara frigoríficas para a logística de alimentos

Centros de Distribuição são galpões onde diversos tipos de mercadorias são armazenadas e posteriormente, partem para pontos de venda aos clientes finais. Para produtos especiais e para o caso de produtos sensíveis a mudanças de temperatura existem os Armazéns Refrigerados. Em centros de armazenagem “CD’s”, a refrigeração do ambiente é um fator de extrema importância, para que os produtos mantenham sua qualidade, integridade e estabilidade.

Confira os principais fatores a serem considerados em câmaras logísticas refrigeradas:

  1. Equipamentos de refrigeração adequados: É de suma importância que os equipamentos a serem instalados nas câmaras, atendam a capacidade exigida. Porém, superdimensioná-los é um fator que também merece atenção, pois os mesmos podem acarretar em altos custos de energia. A Termoprol conta com uma equipe de engenharia comercial para realizar todos os cálculos, afim de oferecer os melhores equipamentos para seus clientes.
  2. Controle de temperatura: Como falado anteriormente, para manter a qualidade e integridade dos produtos, é essencial manter os parâmetros ideais de temperatura nas câmaras. Estas podem ter quatro níveis de refrigeração: Climatizada (10 a 18°C), Resfriados (0 a 10°C), Congelados (entre -25 e 0°C) e Túneis de congelamento (levando produtos com temperatura positiva para negativas de até -45°C). A empresa Termoprol fabrica equipamentos de refrigeração que atendem a todas as necessidades citadas acima.
  3. Controle de umidade: Alguns produtos exigem uma umidade relativa do ar diferenciados para manter seus níveis ideais de qualidade. Essa umidade por ser acima ou abaixo dos parâmetros normais do ambiente. Para atender a essas necessidades, são fornecidos equipamentos de umidificação e/ou desumidificação com controladores de umidade de alta tecnologia.
  4. Isolamentos isotérmicos: Constituem as paredes e teto das câmaras frias, com núcleo isolante de EPS (poliestireno expandido = isopor), PUR (poliuretano injetado), ou PIR (poliisocianurato). A 2ª e 3ª opções são as mais utilizada em instalações modernas.

São muitas as atividades realizadas dentro desses CDs Refrigerados, algumas das atividades são: Armazenagem, fracionamento, Handling e picking e cross-docking. Dada a importância desse processo dentro da cadeia do frio, contar com equipamentos de refrigeração de alto padrão, se torna um fator fundamental para obter os melhores resultados financeiros e de qualidade.

Outro fator para a utilização dos equipamentos produzidos pela Termoprol é a funcionalidade dos equipamentos, que dispensam operadores especializados para controle de casas de máquinas e também um índice de exigência de manutenção muito baixa.

São equipamentos produzidos em série, com projetos já testados em muitos clientes e que apresentam uma confiabilidade reconhecida pelo mercado.

 

 

Nós
queremos
ouvir você

Nós queremos ouvir você
Ligue para
ENVIAR