Vamos falar sobre armazenamento de carnes? | Blog Whatsapp

Vamos falar sobre armazenamento de carnes?

O armazenamento correto de carnes é um processo importante para manter a qualidade ideal até que ela chegue à mesa do consumidor final. Para que isso ocorra da melhor forma, a refrigeração possui um papel fundamental na conservação deste alimento.

Neste artigo, vamos contar um pouco sobre armazenagem, resfriamento e conservação de carnes. 

Acompanhe a leitura!

 

Como manter as propriedades de carnes 

Após o abate do animal, a temperatura interna das carcaças variam entre 30ºC a 39ºC. Este calor corporal deve ser eliminado com ajuda de resfriamento, para que a carcaça reduza a temperatura próxima a 0ºC.

Logo, as câmaras frigoríficas devem ser mantidas em temperaturas entre -4ºC a 0ºC, e o ambiente não deve exceder a 3ºC. Para refrigerar carcaças bovinas maiores, é conveniente utilizar a antecâmara (pré-resfriamento). 

Desta forma, com o auxílio de câmaras frigoríficas é possível manter os nutrientes. 

Conheça os principais métodos para resfriamento de carcaças 

 > Método usual: a temperatura da câmara é mantida entre 0ºC a 4ºC. Carcaças bovinas atingem 10ºC em 24 horas e de 0ºC a 4ºC em 48 horas e as suínas atingem 10ºC em 12 horas e 0ºC em 24 horas. A perda de peso estimada é de 2,0 a 2,5%.

> Método rápido: a temperatura da câmara é mantida de -1ºC a 2ºC, com umidade relativa (UR) de 85-90% e velocidade de circulação de ar de 2 a 4 m/s. As carcaças de bovinos atingem temperaturas iguais ou inferiores a 4ºC em 18-24 horas e suínos entre 12-16 horas. A perda de peso estimada é de 1,8%.

> Método super-rápido ou shock: inicialmente as carcaças são mantidas por 2 horas em antecâmaras com temperaturas de -8ºC a -5ºC, UR de 90%, e velocidade de circulação de ar de 2 a 4 m/s. A seguir são transferidas para câmara a 0ºC, UR de 90% e velocidade de circulação de ar de 0,1m/s. A duração do resfriamento (para atingir 4ºC) é de 12 a 18 horas para bovinos e 8 a 12 horas para suínos. A perda de peso estimada é de 1,3 a 1,4%.

Neste método há uma variação de velocidade do ar e de temperatura de evaporação para “selar” inicialmente os poros para impedir a retirada de umidade e em um momento posterior, em que a velocidade de resfriamento é um pouco menor, diminuir o “encurtamento” das fibras, que ocasiona o endurecimento da carne.


 

Leia também: Quais os pontos devem ser considerados na hora de refrigerar os alimentos. 

 

Processo de conservação de carne congelada

Após processada, a carne pode ser congelada especialmente quando se quer manter até o consumo. Há dois tipos: o congelamento lento ou estático e o congelamento rápido. 

Na carne congelada, a atividade microbiana é paralisada, bem como a velocidade de reações químicas é substancialmente reduzida. O congelamento é um excelente método de conservação da carne porque ocorrem alterações menores. 

Congelação em corrente de ar

Esse é o método mais empregado na indústria de carnes, são utilizados túneis ou salas equipadas com ventiladores. O ar constitui o meio de transferência de calor, mas como seu movimento é rápido, a velocidade que se transfere calor é maior do que os congeladores com ar imóvel. Este método também é conhecido como congelação rápida, congelação brusca, congelação em túneis e congelação em corrente. A velocidade do ar é de 5 a 6 m/s e a temperatura de -30ºC é mais prática e econômica para a indústria.

 

A Termoprol possui a solução! 

 

Com isso, entendemos que a refrigeração é um componente importante para preservar o alimento por longos períodos sem prejudicar sua qualidade sensorial e a forma como a carne armazenada afeta diretamente a sua capacidade microbiológica. 

A Termoprol desenvolveu uma ampla linha de equipamentos de refrigeração para atender às diversas necessidades de seus clientes. 

 

Saiba mais sobre a  nossa linha de refrigerados e solicite seu orçamento!

 

Gostou do conteúdo?

Então lembre-se de compartilhar esse artigo para espalhar ainda mais a importância da refrigeração na armazenagem de carnes. 


 

Nós
queremos
ouvir você

Nós queremos ouvir você
Ligue para
ENVIAR