Tecnologia é aliada na redução de custos e melhoria da manutenção de máquinas | Blog Whatsapp

Tecnologia é aliada na redução de custos e melhoria da manutenção de máquinas

Entrevista: diretor da Termoprol, Bruno Wilson Ronchetti

 

Bons equipamentos são importantes para a obtenção de produtos de qualidade e proporcionam melhores condições de venda de produtos produzidos nos frigoríficos. A inovação e tecnologia nesta área é uma constante e para conhecer um pouco mais sobre essas novidades, conversamos com o diretor da Termoprol, Bruno Wilson Ronchetti.

Qual a importância de contar com bons equipamentos para refrigeração em frigoríficos e que resultados o investimento nessa área pode proporcionar?

Um dos resultados mais sensíveis com a instalação de equipamentos modernos e de qualidade é a redução dos custos de manutenção e na redução dos custos de energia elétrica. Empresas de ponta, preocupadas com o meio ambiente estão substituindo equipamentos antigos e de má qualidade por equipamentos modernos e que consomem menos energia elétrica.

Os frigoríficos devem focar sua atenção no produto que é sua expertise, como a produção de carnes ou lácteos, onde a refrigeração é de suma importância, mas que não é de sua preocupação primária. Por isso devem comprar de empresas sérias e que produzem equipamentos confiáveis.

Quais são os erros mais comuns neste processo e como corrigi-los?

Os erros mais comuns são a definição de compra exclusivamente pelo preço e o desconhecimento das alternativas de mercado que possam oferecer equipamentos mais apropriados a cada situação dentro dos frigoríficos. A forma de corrigi-los é contratar profissionais que conheçam o setor, desde engenheiros que estejam nos quadros da empresa, como consultores experimentados e independentes.

Por que é importante ter uma manutenção frequente dos equipamentos?

Equipamentos frigoríficos são máquinas que funcionam 24 horas por dia, 30 dias por mês e 12 meses por ano, ou seja, um regime muito severo. Cuidados com o óleo, por exemplo, garantem uma longevidade muito maior aos equipamentos. Regulagens constantes de válvulas e dispositivos de segurança também são importantes para garantir um consumo de energia em níveis razoáveis. Verificações constantes de eventuais vazamentos de fluido refrigerante são importantes, tanto para a preservação do meio ambiente, como para garantir a eficiência dos sistemas frigoríficos. A manutenção frequente garante também a continuidade do funcionamento dos equipamentos, tão importante na refrigeração dos produtos e sua garantia de sanidade bacteriológica.

Quais as medidas importantes a serem observadas nestes ambientes por conta dos casos de contaminação da COVID-19 entre os colaboradores?

As medidas normais determinadas pelos órgãos de saúde, tais como higienização constante de mãos, uso de máscaras continuamente, distanciamento mínimo possível. Há de se observar medidas de segurança e cuidados, mas não o pânico que se tem procurado disseminar na população.

Por oportuno, a Termoprol tem aplicado novas tecnologias com o uso de fluidos refrigerantes (HFO) de última geração, em substituição especialmente de Amônia em plantas frigoríficas em áreas urbanas. A principal vantagem destes novos fluidos é que o seu indice de GWP é de no máximo 150, contra mais de 3.000 do R 404 e R 507. A empresaé pioneira neste tipo de aplicação.

 

FONTE: PlayPres - Assessoria de Conteúdo

Nós
queremos
ouvir você

Nós queremos ouvir você
Ligue para
ENVIAR