Saiba mais sobre chiller de resfriamento de líquidos | Blog Whatsapp

Saiba mais sobre chiller de resfriamento de líquidos

O resfriamento de líquidos é um processo muito recorrente no cotidiano da maioria das pessoas, pois suas utilidades e seus fins são dos mais diversos. Esse processo permite que as pessoas bebam um suco gelado ou mantenham-se refrescadas ao usarem um climatizador de ar.

Devido a essa gama de possibilidades, pode-se inferir que os métodos para que ocorra o resfriamento de líquidos também são variados, conforme uma série de fatores, tais como a quantidade que será refrigerada ou que tipo de líquido vai ser submetido a esse processo. Vamos então conhecer alguns desses métodos.

Uma das máquinas mais importantes que existem para desempenhar essa função é o Chiller, que tem uma função realmente importante. Ele atua na refrigeração industrial, ao retirar calor da água e, consequentemente, reduzir a temperatura dela. Essa água, por sua vez, é utilizada para resfriar o ar ambiente, equipamentos industriais e produtos.

Também pode ser utilizado em outras funções ou em conjunto com outros equipamentos, por exemplo, com um ar condicionado, para controlar a umidade relativa do ar e climatizar o ambiente.

Além de indústrias, o método chiller pode ser utilizado em:

  • Pistas de patinação no gelo;
  • Hospitais;
  • Aeroportos;
  • Eventos;
  • Mineração;
  • Entre muitas outras.

Não é apenas de água que vive o resfriamento de líquidos. Há outros métodos interessantes que existem para essa tarefa, que inclusive se adaptaram ao longo do tempo e vêm se aperfeiçoando juntamente com a evolução tecnológica. Por exemplo, no Brasil, que é um país enorme, há um problema com a logística do transporte e refrigeração de vários produtos, sendo o leite um deles.

Distância, logística, transporte rodoviário, todos esses fatores prejudicam o resfriamento do leite cru que é transportado através do país. Aí entra em cena o resfriador de leite, que tem como principal objetivo evitar a proliferação de bactérias e prolongar o período de armazenamento do leite para percorrer a distância da onde foi produzido até o local de entrega. Esse método é muito vantajoso economicamente, uma vez que aumenta o tempo que o leite fica armazenado e também reduz as perdas de leite que ficam ácidos por má conservação.

O leite é um dos alimentos mais consumidos no mundo, e os seus métodos de conservação e resfriamento são importantes aliados desse consumo. Para detalhar melhor sobre o funcionamento do resfriador de leite, que apesar de ter um preço alto oferece um ótimo custo-benefício devido a sua importantíssima utilidade, vamos às informações: o leite é resfriado rapidamente (em até 3 horas) até chegar em 4ºC, pois assim melhor evitam-se as proliferações microbiológicas e quaisquer outras alterações de natureza química, e obtém-se uma boa qualidade final do leite.  

Por isso, sempre que você presenciar alguém usando um ar condicionado ou bebendo um líquido gelado, lembre-se que esta pessoa está usufruindo de tecnologias que têm em seu principal objetivo a física da refrigeração, e que o método que foi utilizado para essa refrigeração tem toda uma história própria e máquinas que possibilitam que essa situação ocorra de maneira tão rotineira que quase ninguém se dá conta.

Conte com a Termoprol para facilitar seus processos industriais com as melhores soluções em tecnologia de refrigeração. Faça já seu orçamento.

Nós
queremos
ouvir você

Nós queremos ouvir você
Ligue para
ENVIAR