Uma máquina de refrigeração impacta o ambiente em que ela está aplicada especificamente se olharmos todos os condicionadores de ar, os sistemas de climatização ou supermercados, unidades condensadoras e evaporadores de câmaras frias, e seus sistemas de refrigeração centralizados os grandes centros de distribuição com seu sistemas de refrigeração a simples climatização impactam o nosso ambiente. A termoprol produz máquinas de refrigeração há mais de 43 anos, sempre buscando o menor impacto ambiental possível.
A máquina de refrigeração ela tem a primeira vista como impacto no meio ambiente o consumo de energia mas também muito visado e evidenciado nas mídias nos últimas décadas o fluido refrigerante que o sistema utiliza. A Termoprol como líder deste seguimento oferece diversas opções de fluido refrigerante, mas também outro itens que trazem consigo economia de energia.
O consumo de energia da máquina que vai impactar diretamente na geração de energia que as máquinas de refrigeração consomem da rede de potência que ela está instalada está vinculado a diversas variáveis e também componentes a serem utilizados no ciclo de refrigeração. As máquinas Termoprol oferecem uma gama enorme de opcionais de configuração para a redução do consumo de energia, com inovação e tecnologia aplicados aos seus sistemas.
Uma das variáveis que impacta diretamente no consumo de energia é a temperatura de condensação, quanto menor a temperatura de condensação menor será o consumo de energia entretanto claro que há um limite para essa mais baixa temperatura de condensação que se deseja pois o sistema sempre precisará de um diferencial de pressão para a expansão.
A temperatura de condensação pode ser reduzida pela forma com que é feita a condensação no ciclo por exemplo podendo se utilizar condensação a água que é o recurso mais eficiente para redução da temperatura de condensação, onde aí se aplicam Torres de resfriamento com circulação de água e condensadores tipo Shell entulho ou trocadores a placa. a Termoprol oferece esta opção através da sua linha TW, condensação à água. Também é possível aplicar-se o mesmo princípio de evaporação adiabática de uma torre de resfriamento em condensadores e evaporativos que utilizam água mas em que o fluido refrigerante não passa por um condensador Shell em tube e sim por circuito de tubos internos do condensador evaporativo, no condensador evaporativo o fluxo de água que passa sobre os tubos com fluido refrigerante em condensação é que condensam o fluido retirando o calor do sistema. A Termoprol apresenta em suas soluções algumas das obras e aplicaçãoes em Câmaras frias, tuneis de congelamento, resfriamento de líquidos, chillers e outras máuqinas já feitas com este recurso.
Também é possível reduzir a temperatura de condensação reduzindo o diferencial de temperatura no trocador de calor ou seja aumentando a área do condensador isso é feito no momento do projeto nas premissas do projeto e seus requisitos.
A redução de temperatura da condensação ela também pode ser forçada pela evaporação adiabática de água com a vaporização de água por spray muito próximo do condensador apesar que isso não é indicado pois pode promover corrosão juntas aletas.
Além temperatura de condensação um item que diferencia muito no consumo de energia diretamente é o compressor em si ou seja o tipo de compressor que vai ser empregado no ciclo. A Termoprol oferece nas suas configurações opções de compressores semi-herméticos, compressores Scroll e compressores parafusos, o regime de operação, as temperaturas de trabalho e o fluido refrigerante devem ser avaliados, também as possibilidades de controle de capacidade. Um câmara fria eocnomiza energia com a aplicação destes opcionais na Unidader condensadora e nos racks de refrigeração.
As temperaturas de evaporação e as formas utilizadas para a troca no ambiente refrigerado, onde fica o evaporador também devem ser observadas e analisadas, pois pode trazer menor impacto ao meio ambiente, através da redução do consumo de energia, menor consumo de fluido refrigerante. A Termoprol oferece diversas formas de evaporador, com possibilidades de controle por válvula de expansão eletrônica, maior e menor diferencial de temperatura, além claro dos fluidos refrigerantes que conforme a escolha acabam por definir características do evaporador.
A Termoprol detém conhecimento, engenharia e um acervo grande de projetos que permitem ao cliente desenvolver seu projeto com menor impacto ambiental possível. O cliente ganha com isso em maior rapidez nas licenças de sua implantação, economia de energia e maior facilidade nas liberações de certificações e acessos a mercados mais restritivos quanto as normas ambientais.