Qual a melhor maneira de economizar energia nos supermercados com a refrigeração? | Blog Whatsapp

Qual a melhor maneira de economizar energia nos supermercados com a refrigeração?

Parte dos gastos de energia elétrica nos supermercados, são por conta dos equipamentos de refrigeração. Mas para reduzir o consumo e ainda garantir a refrigeração adequada dos alimentos, é necessário tomar algumas medidas.  

 

Listamos 5 dicas para os comerciantes ficarem atentos, que ajudarão na economia dos custos ao adotar ações de eficiência energética. Continue lendo e confira! 

 

1. Saiba quais equipamentos estão consumindo maior energia 

 

Estar atento em quais equipamentos estão consumindo maior energia, é importante para tomar as medidas certas. Os aparelhos de regulação de temperatura são os que mais gastam energia, ficando atrás apenas da iluminação.  

 

Sabendo disso, é possível ajustar o funcionamento desses recursos com ações organizacionais, sem investir em outras soluções que irão influenciar nos gastos.  

 

2. Faça sempre a manutenção preventiva dos equipamentos 

 

Agora que você já sabe quais equipamentos consomem mais energia, é hora de verificar quais deles estão funcionando 100%. A manutenção preventiva serve para garantir o melhor desempenho energético, sem afetar os custos como um todo. 

 

Nessa etapa vale ficar de olho nas trocas de peças e componentes com defeito, na limpeza e higienização, e na substituição dos equipamentos em desuso.    

 

3. Veja se a modalidade tarifária é adequada para você 

 

Outro ponto que influencia nos gastos de energia, são as modalidades tarifárias. Como opção, vale avaliar se a modalidade escolhida é benéfica para o seu negócio.  

Não haverá uma redução de consumo pelo supermercado, mas sim uma alteração na forma de cobrança, o que fará com que o valor pago na conta de luz seja bem menor.  

 

4. Em expositores abertos, invista em portas de vidros 

 

As portas de vidros são uma ótima alternativa na hora de economizar. Por serem expositores abertos, esses equipamentos tendem a consumir maior energia, pois encontram dificuldade em manter a redução de temperatura dos alimentos.   

 

Por isso, veja quais expositores são abertos em seu supermercado e aposte em portas de vidros para melhorar seus gastos de consumo. 

 

5. Estimule a economia de energia na sua empresa 

 

Mais importante do que você estar atento aos gastos e medidas de redução no consumo de energia, é implementar essas ações dentro da sua empresa. 

 

Ao estimular seus funcionários a economizar, eles próprios poderão ajudá-lo nos processos de identificação dos equipamentos que estão com mal funcionamento ou falhas que podem vir a ocorrer no futuro.  

 

Vale ressaltar que não apenas a atenção nos equipamentos garantem a redução dos gastos com energia, mas sim práticas simples como, apagar as luzes em ambientes não ocupados e realizar as limpezas de tempos em tempos, influenciam no valor das contas de luz no final do mês.  

 

Reduzir o consumo de energia nos supermercados não é uma tarefa fácil, mas é possível tomar medidas que ajudarão nesse processo.  

 

A Termoprol possui uma ampla linha de produtos de refrigeração para supermercados, criados com base na eficiência energética. Conheça mais do nosso catálogo aqui em nosso site na sessão equipamentos e peça já seu orçamento, entrando em contato conosco.  

Nós
queremos
ouvir você

Nós queremos ouvir você
Ligue para
ENVIAR