Completando 35 anos, a Convenção Gaúcha de Supermercados (Expoagas), está sendo realizada no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, entre 23 e 25 de agosto, se traduz em uma oportunidade de negociação entre fornecedores e supermercadistas, mas também sinaliza otimismo para as expectativas dos empresários do ramo para o semestre.
A perspectiva de que em três dias o evento resulte em R$ 445 milhões em negócios revela que apesar do crescimento modesto em relação à edição passada, que alcançou R$ 409 milhões, o segmento mantém o olhar voltado para as oportunidades, muitas delas trazidas pela convenção. Animado com os primeiros sinais de melhora da economia, o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, demonstra que o setor está animado com a redução da inflação e do câmbio. "Isso se reverte em redução de preço para o consumidor", revela.
Nesse sentido, Longo acrescenta que desde junho os compradores têm mostrado maior disposição para o consumo. E o setor responde a expectativa prontamente. Cerca de um terço dos empresários do ramo, frisa, estão fazendo investimentos. Expositores, por exemplo, refletem bem essa realidade. A Expoagas, nesta edição, conta com incremento maior de expositores gaúchos, cuja participação de 71% para 76%.
Serão, no total, mais de 6 mil empresas participando do evento e vindas de 27 estados brasileiros e de outros nove países. O número total de estandes subiu de 344, no ano passado, para 347, nesta edição.
Vale a pena o investimento, confirma Longo. "O expositor investe 5% do que ele vai vender na feira." E já no encerramento do evento, o anúncio da edição seguinte já atrai atenção das empresas. Cerca de 80% delas renovam, prontamente, a aquisição dos espaços.
E se para fornecedores as oportunidades de negociação são amplas, fazendo com que algumas companhias consigam reverte em três dias o faturamento de um mês inteiro, para os supermercadistas a atratividade não é menor. Com perspectiva de negociar grandes volumes, expositores oferecem boas condições de compra e pagamento, além de, muitas vezes, brindes. Isso sem falar em um programação ampla, com palestras, seminários, oficinas e visitas técnicas.
Já para o mercado como um todo, a Expoagas é um vitrine de novidades. Durante a convenção, devem ser lançados 800 novos produtos e serviços, voltados tanto para as empresas quanto para os consumidores. O número esperado de visitantes para esta edição é de cerca de 42 mil pessoas.
Para o presidente da Agas, um dos principais méritos do evento é fomentar o segmento. Outro ponto que Longo destaca é que o período de realização da feira coincide com o momento de preparação dos empresários para o fim de ano. "A expectativa é positiva. Ainda que haja um temor em relação ao desemprego, parece que estamos começando a sair da fase mais crítica."
Fonte: Jornal do Comércio