Entenda o papel da câmara frigorífica no desverdecimento de frutas | Blog Whatsapp

Entenda o papel da câmara frigorífica no desverdecimento de frutas

câmara frigorifica para desverdecimento artificial de frutas, associada a outros acessórios, permite acelerar artificialmente o amadurecimento de qualquer quantidade de frutas. Uma grande oportunidade no atendimento ao cliente é a possibilidade de entregar, quase de imediato, graças ao uso da tecnologia de amadurecimento artificial, uma quantidade de frutas maduras e prontas para o consumo, sem que haja modificações em seu sabor, textura e aparência. O desverdecimento artificial de frutas acontece em uma câmara frigorifica para desverdecimento, processo este que apresenta ótimos resultados no amadurecimento de bananas, maçãs, caquis, tomates, melões, laranjas, abacaxis e pimentões.

O amadurecimento artificial de frutas é feito em uma câmara frigorifica especial, em que é construída com paredes isoladas termicamente, impedindo a troca de calor com o ambiente externo. As paredes e teto devem ser estanques, impedindo a fuga do gás etileno para o exterior. O painel frigorifico é a melhor escolha para a construção da câmara fria. Também faz-se necessária uma porta frigorifica, a referida deve permitir a passagem da quantidade desejada de frutas a serem desverdecidas.

Outro item de suma importância é o equipamento de refrigeração que deverá ser calculado de acordo com o tamanho da câmara frigorifica para amadurecimento artificial, considerando inclusive o calor gerado, pois o desverdecimento é um processo exotérmico. Deve-se considerar a utilização do equipamento para injeção de etileno para maturação, devido ao fato do gás ser fornecido em cilindros e, visando otimizar o processo, é necessário um rigoroso controle da quantidade que será injetada.

Uma portinhola frigorifica, dotada de exaustor, deverá ser instalada na câmara fria para maturação de frutas, objetivando remover o dióxido de carbono resultante da operação. Requer inclusive um controle da umidade relativa, é fato que durante o processo a fruta tende a perder umidade, a se desidratar, perdendo em qualidade devido a sua aparência. O mercado de frutas é bastante promissor e, utilizar o processo de amadurecimento artificial será um dos diferenciais frente a concorrência. Lembrando que além da qualidade, a aparência da fruta é fator determinante nesta feita, então a câmara frigorifica para desverdecimento e seus acessórios são fundamentais para obter-se resultados satisfatórios.

Conte com a Termoprol para facilitar seus processos industriais com as melhores soluções em tecnologia de refrigeração. Faça já seu orçamento.

Nós
queremos
ouvir você

Nós queremos ouvir você
Ligue para
ENVIAR