Cultivo de alho: como a refrigeração industrial tornou possível em diversas regiões do país | Blog Whatsapp

Cultivo de alho: como a refrigeração industrial tornou possível em diversas regiões do país

Poucos sabem, mas o cultivo de alho nas regiões mais quentes do Brasil se tornou uma prática possível há poucos anos, graças à tecnologia da vernalização.

O processo de vernalização, (também conhecido como frigorificação), submete a planta ao frio artificial para que a mesma produza o bulbo, ou a “cabeça” apenas quando lançada ao solo. Ou seja, se as plantas não são submetidas às condições de temperatura ideais (fornecidas pelo frio artificial), naturalmente sofrem o processo de vegetação, mas não formam o bulbo.

Desta forma, a vernalização dos bulbos de alho em pré-plantio é capaz de tornar a planta menos exigente em fotoperíodo e temperaturas baixas, permitindo a diferenciação e formação de bulbos especialmente em regiões que não possuem condições climáticas favoráveis para o cultivo deste vegetal. A vernalização ampliou as regiões e as épocas de cultivo de cultivares de alho nobre, que anteriormente eram restritas ao sul do Brasil.

O processo de vernalização do alho ocorre através do armazenamento das plantas por determinado período em câmaras frias, que fornecem através de equipamentos de refrigeração as condições específicas de temperatura e umidade para este vegetal.

No caso do armazenamento do alho, as máquinas operam na faixa de temperatura entre 3 a 5°C e umidade relativa (UR) de 65 a 70%, pois a UR abaixo de 65% pode causar a morte da gema de brotação por ressecamento e acima de 70%, favorece o aparecimento de fungos. Já o período de armazenamento na câmara fria pode variar entre 45 a 60 dias.

Com a vernalização, o ciclo cultural dos alhos submetidos ao tratamento de frio pré-plantio é significativamente reduzido, comparado ao processo no qual o alho não é submetido ao armazenamento refrigerado. Através da tecnologia de vernalização, o ciclo pode variar de 90 a 130 dias, de acordo com a cultivar, época de plantio, com as condições manejo da câmara fria e com o período de vernalização. Já quando uma cultivar é plantada em seu local de origem, onde não há necessidade de vernalização, o ciclo pode chegar até a 210 dias.

Quer saber mais sobre câmaras frias e equipamentos de refrigeração para o processo de vernalização do alho? Entre em contato conosco clicando aqui.

Nós
queremos
ouvir você

Nós queremos ouvir você
Ligue para
ENVIAR