Colheita da uva é aberta no RS com estimativa de 600 mil toneladas | Blog Whatsapp

Colheita da uva é aberta no RS com estimativa de 600 mil toneladas

Colheita da uva é aberta no RS com estimativa de 600 mil toneladas
A colheita da uva no Rio Grande do Sul foi aberta oficialmente dia 4 de fevereiro em uma propriedade rural em Monte Belo do Sul, na Serra. Segundo o governo estadual, a projeção da safra 2016/2017 é de que sejam colhidos mais de mais de 600 mil toneladas da fruta.
"Nada se faz sem trabalho. Precisamos exaltar o trabalho das pessoas que se dedicam o ano todo. O setor vitivinícola é muito importante para nossa economia. Avançamos bastante em tecnologia e o governo do estado é parceiro nessa caminhada", disse o governador José Ivo Sartori, que participou do evento.
Os produtores esperam um aumento de 100% na colheita em relação ao registrado no ano passado, já que a safra anterior teve baixa de 57% em relação a 2014/2015. De acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o estado tem 14,4 mil propriedades vitícolas. São 680 empresas registradas, sendo que 90% são vinícolas micro ou pequenas empresas.
De acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), até 2015 a área total plantada com videiras no estado é de cerca de 40 mil hectares, 32 mil só na Serra. Há 138 variedades de uvas em produção no estado.
Segundo o presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, o ano passado registrou uma queda de 18% na venda dos produtos nacionais. A entidade aponta a crise econômica e o aumento de impostos como fatores que provocaram o mau resultado.
"Tivemos um cenário complicado em 2016. Afetou o produto, as vinícolas, a economia local e os consumidores. Essa já é uma safra de volumes normais. Vamos arregaçar as mangas e mostrar nosso trabalho", destacou.


Fonte: G1

Nós
queremos
ouvir você

Nós queremos ouvir você
Ligue para
ENVIAR