Você sabe como a refrigeração atua? Para que ela faça a conservação e armazenamento na temperatura adequada é necessário o que chamamos de ciclo da refrigeração.
Para manter a refrigeração farmacêutica, industriais e de alimentos esse processo possui suma importância.
Entenda mais em nosso artigo abaixo.
Siga a leitura!
As etapas do ciclo da refrigeração
O ciclo da refrigeração desempenha um papel crucial na manutenção de temperaturas adequadas para variados contextos.
Ele é baseado em princípios termodinâmicos, que podem ser aproveitados para gerar frio ou calor.
Confira as etapas:
Compressão: Nesta etapa, comprime e move o fluido refrigerante pelo circuito.
Condensação: Em seguida o fluido que está em forma de vapor é transformado em líquido por meio da diminuição da temperatura.
Expansão: Após a condensação, o líquido refrigerante passa pela terceira etapa, que é a expansão. Nesta fase, a pressão é reduzida rapidamente. Esse processo faz com que o fluido se expanda, resultando em uma diminuição da temperatura e da pressão.
Evaporação: O refrigerante em estado líquido e de baixa pressão entra na etapa de evaporação. Aqui, o líquido absorve calor do ambiente a ser refrigerado, convertendo-se em vapor. Esse calor é retirado do ambiente, resfriando-o.
Este processo continua repetidamente enquanto o sistema de refrigeração está em funcionamento, mantendo o equipamento na temperatura desejada.
Leia também: Eficiência energética em sistemas de refrigeração
A Termoprol!
Portanto, entendemos que além de manter espaços refrigerados, o ciclo da refrigeração é amplamente utilizado em muitos processos.
As máquinas Termoprol, assim como muitos sistemas de refrigeração, operam com base nesses princípios. Nas aplicações em que atuamos, é necessário o controle preciso de temperatura.
Saiba mais sobre as nossas linhas e solicite seu orçamento!
Gostou do conteúdo?
Então lembre-se de compartilhar esse artigo para espalhar sobre o ciclo da refrigeração.