Câmaras de grãos e sementes: A importância no controle de temperatura e umidade relativa do ar | Blog Whatsapp

Câmaras de grãos e sementes: A importância no controle de temperatura e umidade relativa do ar

A temperatura é importante para a conservação de sementes armazenadas, pois é um dos principais fatores condicionantes das reações bioquímicas e do desenvolvimento de patógenos.

Uma prática que vem sendo introduzida no processamento de sementes é o resfriamento artificial imediatamente após o beneficiamento, visando reduzir a perda da qualidade das sementes durante o armazenamento.

Cientes da importância dos controles de temperatura e umidade relativa do ar na armazenagem de grãos e sementes, desenvolvemos toda uma linha de equipamentos voltados exclusivamente a esse segmento. Foram desenvolvidos equipamentos que visam manter as condições ideais de temperatura e umidade relativa do ar, que mantém a dormência das sementes sem que se percam suas características principais de germinação.

Estudos e experimentos tem desenvolvido sementes com uma genética cada vez melhor e com capacidade de germinação de quase 100%. Tais produtos requerem uma constância na temperatura e umidade pois em caso de variações bruscas podem disparar os gatilhos naturais de germinação, ocorrendo por vezes a perda de grande parte do produto armazenado.

Daí a importância de rígidos controles dentro de um pequeno intervalo de variação das condições no interior das câmaras frigoríficas de armazenamento de sementes. Hoje em dia o monitoramento à distância das câmaras permite rápida intervenção no caso de eventual mau funcionamento dos equipamentos de refrigeração. Sistemas de monitoramento e alarme são indispensáveis à segurança dos produtos.O balanço entre temperatura e velocidade do ar em circulação no interior dos ambientes, ainda com a menor desumidificação possível são desejáveis. Por isso o desenvolvimento de equipamentos específicos a estes ambientes.

A Termoprol desenvolve soluções em refrigeração inteligentes e sintonizadas com as necessidades do mercado desde 1982, para diversas áreas de atuação, inclusive o setor de agronegócio. Acesse a área de equipamentos em nosso site a confira as melhores soluções para este segmento.

Nós
queremos
ouvir você

Nós queremos ouvir você
Ligue para
ENVIAR