Saiba mais sobre o salame | Blog Whatsapp

Saiba mais sobre o salame

O salame é ótimo como antepasto, como aperitivo ou como segundo prato, o modo mais simples de degustar o salame é acompanhando-o com um bom pão.

O salame e outros embutidos tem sua origem de produção e consumo popular no interior da Itália onde os camponeses desenvolveram técnicas de conservação da carne e evoluíram para uma especiaria.

A produção é baseada na carne suína moída e misturada com sal, até mesmo vinho, ervas finas e outros temperos, embutido em tripa. A cura realiza o cozimento da carne e o sabor é controlado pela mistura inicial e pelos tempos de defumação, cura e enxugamento ou umidificação. Um microorganismo é o conzinheiro que faz esta receita dar certo, genericamente chamado microbiota.

A Termoprol Zanotti oferece a mais alta tecnologia dos processos italianos no processo de cura do salame, inclusive com ciclos programados de enxugamento e mesmo umidificação, se necessário, para a cura conforme a receita do salame. Máquinas de alta performance e simples operação, para o produtor controlar seus ciclos e suas receitas.

A qualidade do salame está vinculada a qualidade da dessecação que permite o microbiota realizar o trabalho de cura no interior do salame de forma correta, sem o deixar muito duro e seco ou cru.

Os tipos de salames variam em função da origem histórica e geográfica do produto. Os mais famosos são o "Milano" (de grão médio, forma pequena), o "Napoli" (mais picante e com mais especiarias) e o "Felino" (de grão médio com pequeno diâmetro e longo comprimento).

A palavra em si é curiosa, pois tem sua origem em ‘salare’ ou “salgar” e com a evolução das línguas latinas foi evoluindo até o 'salamen', “aquilo que foi salgado”. Existe uma disputa da origem do produto, pois os alemães do povo Lombardo alegam ter levado consigo a receita quando das invasões Lombardas a Itália em 568 d.C., quando só depois os italianos desenvolveram as suas receitas derivadas. Também quanto ao nome existem estudos que mostram a origem do nome ser árabe, de ‘salar’.

A única recomendação no consumo do salame é a escolha do corte certo em fatias. O corte em espessuras muito finas exalta a fragrância dos salames de grandes dimensões. Para as formas de pequeno diâmetro, ao contrário, a tradição aponta para um corte em fatias de espessura mais consistente.

Confira mais sobre a produção do salame assistindo ao vídeo.

Nós
queremos
ouvir você

Nós queremos ouvir você
Ligue para
ENVIAR