Dicas de como fazer o transporte e armazenamento dos medicamentos | Blog Whatsapp

Dicas de como fazer o transporte e armazenamento dos medicamentos

Dicas de como fazer o transporte e armazenamento dos medicamentos

 

O armazenamento incorreto de remédios pode acarretar a falta de ação medicamentosa ou a potencialização de efeitos colaterais, afetando diretamente a saúde dos pacientes e podendo até mesmo interferir na contaminação ambiental. Dessa forma, o farmacêutico não pode deixar de ficar atento a todas as condições de armazenamento de seus medicamentos e correr o risco de gerar qualquer dano à saúde ou ao meio ambiente.

Quer se certificar de que seus medicamentos estão sendo armazenados de forma correta? Então confira as nossas dicas!

Localização e estrutura

O local de armazenamento deve ser bem ventilado, sem umidade e sem iluminação solar direta. A temperatura deve estar sempre entre 15ºC e 30ºC e a umidade entre 40 e 70%. Se há variações além dessas é necessário o controle por meio de ar-condicionado, ventiladores, exaustores, etc. A construção deve ser de alvenaria, com paredes de cor clara e laváveis e piso de fácil limpeza. O ambiente deve ser mantido em perfeitas condições de higiene, sem a presença de roedores, pássaros ou insetos.

Organização

A organização dos medicamentos é essencial para evitar confusões e trocas no momento da venda e também para a manutenção do controle do estoque. Caixas pequenas podem ser mantidas em estantes, já as grandes requerem estrados. Entre essas estruturas é fundamental haver espaço livre suficiente para a circulação do ar, dos funcionários e de quaisquer equipamentos, como as empilhadeiras. O acesso ao local de armazenamento deve ser restrito e de preferência próximo ao setor administrativo, para que qualquer movimento suspeito possa ser identificado imediatamente.

Transporte

O transporte dentro da farmácia deve ser feito de forma organizada e com a ajuda de equipamentos específicos de acordo com a quantidade de medicamentos em fluxo. Caixas plásticas ou de isopor são frequentemente utilizadas, assim como lacres. O transporte externo deve levar em conta as condições ambientais, não expondo os medicamentos a extremos de temperatura, umidade ou iluminação e dando-se preferência no momento de descarga aos medicamentos termolábeis.

Data de validade

A estocagem dos medicamentos deve ser feita de acordo com o lote e a data de validade dos medicamentos, reduzindo o risco de venda de remédios vencidos e facilitando a identificação de qualquer lote contaminado ou que deva retirado do mercado. Quando for necessário realizar o descarte de medicamentos, isso deve ser feito de acordo com as orientações do fabricante e da vigilância sanitária, sempre respeitando o meio ambiente.

Embalagem

Deve-se ficar atento à integridade das embalagens e dos lacres de segurança, já que qualquer tipo de violação pode gerar a contaminação dos medicamentos e colocar a vida do paciente em risco.

Equipamentos

Alguns equipamentos simples como termômetros e higrômetros são essenciais para o monitoramento das condições do local. Para controle da temperatura podem ser necessários sistemas de condicionamento do ar ou ventiladores. Para melhorar a ventilação, exaustores. Como alguns medicamentos devem ser armazenados sob refrigeração, um refrigerador também se torna necessário e nunca deve-se permitir que os medicamentos sejam armazenados juntamente aos alimentos ou bebidas. Dependendo do volume de vendas da farmácia, equipamentos de transporte como empilhadeiras e carrinhos pode ajudar.

Fonte: Hipolabor  

Quando se trata de saúde deve-se tomar todos os cuidados para que os medicamentos sejam transportados e armazenado da melhor forma, tornando assim nulo os riscos de problemas. Para isso trabalhamos com tecnologia de ponta para o transporte e armazenamento de medicamentos. 

Multicompressor Linha CM

Monobloco de Condensação a Água

 
 

Nós
queremos
ouvir você

Nós queremos ouvir você
Ligue para
ENVIAR