Os riscos da utilização da NH3 e as tendências para retrofit | Blog Whatsapp

Os riscos da utilização da NH3 e as tendências para retrofit

A amônia nada mais é do que um produto básico na indústria química que pode ser utilizado tanto domesticamente quanto industrialmente. O elemento tem vários tipos de aplicações que vão desde a agroindústria até a refinação do petróleo, e entre os seus vários empregos está o uso dela como fluido refrigerante em processos, geralmente industriais para o resfriamento e congelamento de produtos em câmaras frigoríficas e túneis de congelamento; ainda em sistemas de climatização de ambientes através de fluidos refrigerantes secundário, como glicol, para reduzir a periculosidade. 
Apesar de ser uma ferramenta de uso comum, a amônia oferece alguns riscos, mormente a saúde dos trabalhadores que podem ficar expostos a ela a qualquer momento, sendo considerado um produto químico perigoso, corrosivo para a pele, olhos, vias aéreas superiores e pulmões, além de causar irritações nasais, tosse, chiado no peito, falta de ar, queimação de vias aéreas superiores e asfixia, caso seja inalada.
O produto químico não só apresenta riscos para o bem-estar dos indivíduos que frequentam o local de trabalho, como para os produtos estocados, pois a Amônia, quando vazada para o interior das áreas de estocagem, pode comprometer seriamente os produtos estocados e mesmo chegando a apresentar perda total dos mesmos.
Há diversos relatos na mídia que corroboram esta afirmação.
A Termoprol Zanotti reconhece a importância do emprego da Amônia, notadamente em grandes plantas frigoríficas, além de render respeito à longa história do emprego deste fluido refrigerante. No entanto, em alinhamento com as tendências atuais, vem buscando trabalhar com fluidos refrigerantes tão ecológicos quanto à Amônia e sem os inconvenientes de toxicidade e flamabilidade da Amônia. 
Recentemente a TERMOPROL forneceu para a BRF dois Centros de Distribuição de produtos equipamentos com o novo fluido R455A, com “0” de agressão à camada de Ozônio e índice de “135” para o efeito estufa. Lembramos que os atuais fluidos refrigerantes halogenados (não Amônia) tem um índice de efeito estufa 3.985.

Veja e saiba mais sobre nossos produtos navegando no nosso site. 

Se interessou pelo serviço? Solicite orçamento aqui: https://bit.ly/2LHz1G9

Nós
queremos
ouvir você

Nós queremos ouvir você
Ligue para
ENVIAR