Benefícios da desumidificação de laticínios | Blog Whatsapp

Benefícios da desumidificação de laticínios

O inverno é a estação ideal para a indústria de laticínios. A umidade gerada nessa época é muito menor, o que beneficia a fabricação de produtos higroscópicos – como o queijo -, que normalmente sofrem com proliferação de mofo, além de facilitar e agilizar a secagem e os processos transportadores.

A desumidificação proporciona a fabricação de ar seco em qualquer estação, aumentando consideravelmente a produção, posto que é possível manter a mesma regularidade e qualidade da geração do inverno no ano inteiro.

Por vezes, produtos gordurosos podem se tornar rançosos devido a ação de ácidos graxos livres, molécula que deixa o alimento com cheiro e gosto ruins, fazendo com que o alimento já seco tenha que ser resfriado. Deve se tomar cuidado para que não haja reabsorção de umidade durante esse processo, pois existe um severo contato do ar com o laticínio. Para evitar o problema, o desumidificador deve ser equipado ao decorrer do procedimento, escoando as substâncias aquosas.

Ao longo do armazenamento do produto, a percentagem do ar não pode estar acima de 70% de umidade, ou ocorre o risco de crescimento bacteriano. Outro caso onde isso ocorre é na limpeza, na qual é utilizada água após o processo de secagem. Nestes casos o uso da desumidificação também é essencial para a manutenção de qualidade e sabor.

Fonte: Munters

Nós
queremos
ouvir você

Nós queremos ouvir você
Ligue para
ENVIAR