INMETRO apresenta novo modelo regulatório para ABRAVA

27 DE MAIO DE 2019

No dia 10 de maio, a ABRAVA recebeu representantes do INMETRO que apresentaram o novo modelo regulatório a ser implantando, que  em breve, entrará em consulta pública. A ação faz parte de uma estratégia de simplificação, a partir da criação de regras mais abrangentes, que incluam categorias inteiras de produtos, nos moldes do que já ocorre na Comunidade Europeia.

Para o diretor de Avaliação de Conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Gustavo Kuster os fabricantes passarão a ter mais responsabilidades, mas também mais liberdade para produzir e colocar seus produtos no mercado, “Hoje em dia levamos até sete anos para implementar uma nova medida. A solução para esse estado de coisas é repensar todo o modelo.  A estratégia é simplificar, por isso é importante a participação de todos nas audiências públicas que serão abertas com vistas a enxugar as propostas já existentes”

Em resumo, o objetivo é mudar o modelo regulatório, desburocratizando o sistema de certificações e aumentando o escopo de produtos seguindo padrões indicados pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico – OCDE e países desenvolvidos.

Para o presidente da ABRAVA, o engenheiro Arnaldo Basile, “Há muitos anos a ABRAVA vem conversando com o INMETRO. Com base nas sugestões apresentadas, o órgão está reformulando a sua programação de atividades de maneira mais objetiva em atendimento as necessidades do setor HVAC-R, adequando-se assim a realidade do mercado brasileiro de refrigeração e ar-condicionado”.

 

Fonte: Revista do Frio, 2019.

 

 

Entre em contato conosco através de nosso site e solicite seu orçamento: https://goo.gl/qAzc41

Conte com a Termoprol para buscar as melhores soluções em tecnologia de refrigeração. Faça já seu orçamento

TAGS RELACIONADAS